Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

 

O Instituto Nacional paraa Reabilitação tem o prazer de convidar para a Cerimónia  de comemoração deste dia, que se realiza no Auditório da Cetiforma. Entrega de prémios e de Mensões Horosas de Ciência, Tecnologia e Educaçao, Eng. Jaime Filipe E Maria Candida Cunha,
O Programa:

14h30- Recepção aos participantes
Boas Vindas pelo Dr. Agostinho Castanheira – Director do Citeforma
15h –     Abertura da Sessão
A abertura da sessão, ficou a cargo da Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com                 Deficiência.
Inr – O mérito de quem promove a investigação e o desenvolvimento em prol das                                           Pessoas  com Deficiência
Entrega de Prémios:  Cartaz 3 de Dezembro/Inovação Tecnológica Eng. Jaime                                        Filipe/ Ciências Sociais e Humanas, Candida Cunha
16h10 – Encerramento daSessão
16h30 – Momento Musical/Coro Mãos que Cantam com o Maestro Sérgio Peixoto.
17h – Cocktail.

O discurso de abertura da da Secretária de Estado para a Inclusão das Pessoas com Deficiência, Dra. Ana Sofia Antunes, foi além das boas vindas, falarn dos seus já 2 anos de mandato no Governo de António Costa, á frente do Ministério da Inclusão das Pessoas com Deficiência, que está integrada também no Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. Lá nome tem ele e bem comprido. Falou das fragilidades, das prestações sociais que planearam e que agora estão em vigor, mais as que vão surgindo. Estão 2 anos passados, desde que chegou ao Governo e agora, esperam-lhe mais 2 anos de concretizações de mais meios para a subrevivências das pessoas com deficiência.

Depois, surge a primeira intervenção musical. Ruben Portinha, que recentemente lançou o seu primeiro cd, de nome “Realidade”.
De seguida, a atribuição dos prémios e Menções Honrosas, no qual sai vencedor, um Rapaz com um tema de Mestrado e uma rapariga, com uma tese de Doutoramento, ambos em Ciências Socias e Humanas.

Aqui o vencedor Daniel Neves da Costa, e Cristina Manuela Peixoto e de uma Menção Honrosa, para Bruno Castro (Carnide), Inês Albino, Maria João Santos Grego Esteves, Ricardo Jorge Ramos. Outros poderiam ter ganho, mas por não ter havido espaço, apenas ficaram com a vontade e com a participação.

Este cartaz diz muito. Trata-se de um cartaz do Victor Dias, conhecido como Victor Bom Norte, que também escreve e realiza filmes. Dos mais destacados a trilogia de”550 anos de Aparição da Senhora da Luz”. Home de luta, de interesses históricos que muito tem feito pela sua Freguesia de Carnide. Este cartaz, que representa uma personagem “Amelie”, teve como mote, o Dia Intrnacional da Pessoa com Deficiência.
Mais um momento musical. Desta feita, um grupo de surdos chamado “Mãos que cantam”, que vão interpretar com a ajuda de Sérgio Peixoto, o Maestro, uma música de Vitorino e depois, vão voltar para interpretarem a canção”Estrela do Mar” de e com o próprio Jorge Palma.

Aqui está o grupo de surdos “Mãos que Cantam”, que se fez acompanhar de Jorge Palma, com o Maestro Sérgio Peixoto.

Não poderia perder a oportunidade de estar com uma selfie com o grande Jorge Palma.

Aqui eu também com a Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência. Ficará para a história de ter sido a primeira cega a desempenhar tal função governativa do Executivo de António Costa, Primeiro Ministro.

GRANDE FINAL COM…JORGE PALMA!
https://reporterdaescrita.pt